sábado, 28 de maio de 2011

para a antiga professora de físico-química.

parece rídiculo, não acha? eu estar a um sábado pela amanhã, antes das nove horas, a escrever-lhe. mas preciso de lhe dizer que fiquei triste quando me disseram que tinha ido embora: que estava grávida e que tinha ido embora. fiquei triste por estar grávida e não me ter dito nada. mas é normal, claro. a professora não era de demonstrações amorosas com os seus alunos e mesmo assim eu gostava de si. pergunto-lhe agora, claramente, se sabia de tudo isto, se também gostava de mim. fiquei triste e durante alguns dias fiquei magoada: nunca mais iria saber nada de si, nem do seu bebé. queria, acima de tudo, saber o nome do seu bebé. queria ir visitá-la à maternidade com um sorriso envergonhado e levar-lhe montes de rosas e uma roupinha para o bebé. nesses dias em que ainda fiquei magoada, enervava-me sempre que alguém dizia que era um alívio ter-se ido embora. para mim, foi e irá sempre ser a melhor professora de físico-química: exigente e a melhor. não sei se estas cartas se podem fazer a um professor de quem gostamos e admiramos muito ou se devem ficar perdidas numa caixa cor-de-rosa na minha casa, sem nunca lhe chegarem às mãos. mas desta vez estou decidida a encontrar a sua nova escola e a mandar-lhe isto por correio. quero fazê-la sorrir. depois de se ir embora todos nos perguntámos como seria a nova professora e devo dizer-lhe que ao seu lado é muito pouco. não se veste sempre bem, nem tem um cabelo bonito como o seu. além do mais, não diz todas aquelas ironias e piadas que só eu percebo, como você dizia. não tenho vergonha de lhe escrever isto, talvez porque sei que nunca mais nos encontraremos. vou para humanidades, para o ano. talvez um dia nos encontraremos numa rua de vila real e nos cumprimentemos como duas pessoas crescidas. ainda se lembra quando eu lhe pedi indicações de como chegar aí? a minha mãe não acreditava que só se demorasse 1h30m e, de facto, nós demorámos muito mais. mas eu fui o caminho todo a defendê-la, dizia: se a professora disse que era só uma 1h30m, é porque é. ela respeita o código da estrada e isso tudo. quando não gostava da matéria de físico-química , fazia sempre o possível para gostar, por si. não a queria desiludir e talvez isso tenha acontecido nos testes, mas dei sempre o meu melhor. lembra-se quando no oitavo ano, no último teste, fui a melhor nota da turma? não imagina o quão contente eu fiquei. orgulhou-se de mim? este ano, os testes são mais fáceis e tive 5 no período passado, apesar de só ter tido 80 e tal porcento nos testes. agora ando a adorar totalmente a matéria dos hidrocarbonetos e atrevo-me a dizer-lhe que sou a única do meu turno que anda a perceber aquilo bem e a gostar. até disse à nova professora que se toda a matéria de físico-química fosse assim eu já não ia para humanidades. quero ser psicóloga, sabe? escrevo para lhe dizer o quanto gostei de si e o quanto, ainda, a admiro. desejo-lhe tudo de bom, a professora merece. um beijinho, que nunca devemos ter dado mas que lho envio agora, da sua antiga aluna,
Ana Inês.

5 comentários:

  1. temos de cuidar dele, quando isso acontece.

    ResponderEliminar
  2. Muito bonito :) Escreves muito bem e acho muito bonito o teu carinho pela professor.
    Desculpa a invasão :P

    ResponderEliminar
  3. muito obrigada na mesma. tem sempre significado!

    ResponderEliminar
  4. oh, obrigada anna, és um amor.
    o filme chama-se "away we go" e é lindo lindo. vais gostar muito :)

    ResponderEliminar
  5. ooh, não resisti a comentar, o texto está lindo.
    também adoro o meu stor de fisico-quimica, e mesmo que não goste da matéria, esforço-me para o agradar (:

    ResponderEliminar